Projetos

Projeto elaborado por Lu Marques

PROJETO RECICLAGEM PARA A VIDA

JUSTIFICATIVA : É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.
Objetivo:
 Reciclar para a Vida é um projeto que visa promover a conscientização de nossos alunos para a preservação do meio ambiente e para o destino do lixo. Reconhecer os diferentes tipos de lixo e seu destino, reutilizar materiais recicláveis, reconhecer as causas da poluição ambiental, são alguns dos objetivos específicos deste projeto.
O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente .
Conteúdos : a parte do currículo que escolhemos para trabalhar foi o estudo do meio , dando ênfase ás questões ambientais , dentro dos seguintes componentes :
Linguagem oral e escrita – apresentação do alfabeto e construção da escrita : letras e sílabas
Natureza e Sociedade – reciclagem , separação e decomposição do lixo, bem como sua influência na vida o planeta .
Artes Visuais – produção de desenhos , confecção e brinquedos , acessórios feitos de material reciclado , canções e brincadeiras infantis .
Matemática - estudo da quantidade do lixo e seu tempo de decomposição na natureza.
Música – interpretação e imitação de canções musicais concernentes ao meio ambiente.
Estratégia e desenvolvimento: primeiramente será feita uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir desta sondagem realizaremos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula . Será elaborado um plano de aula , utilizando bibliografias e materiais disponíveis na escola como vídeo , Cd musicais , revistas, livros e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc.

Tempo de decomposição do lixo:















Brinquedos de sucata:
































Os tipos de Lixo:


Sugestão de Vídeos:
http://www.youtube.com/ciborguez5900 **
http://www.youtube.com/watch#!v=yN69OxYKTY0&feature=related
http://www.youtube.com/watch#!v=a3qF8RuPB7g&feature=related

Avaliação :
A avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toda matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos
Tempo do Projeto : Anual
Produto Final : Exposição na escola de brinquedos confeccionados pelos alunos e acessórios reciclados.


PROJETO DAS PROFESSORAS: 
MARCELLE CORRÊA DE SOUZA VIEIRA

                                       REGIANE VALENTINA FAITER

“MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA DE LIXO”

O LÚDICO ATRAVÉS DA RECICLAGEM



Identificação
Nome da escola: E.M.E.F “Professor João Poletti”
Professoras: Marcelle Corrêa de Souza Vieira
                      Regiane Valentina Faiter
Público Alvo: 5ª série do Ensino Fundamental
Período: Manhã

Objetivos Gerais

Mostrar aos alunos a necessidade de agir com sustentabilidade para garantia de sobrevivência futura.
Conscientização sobre a importância do ato de reciclar e o reaproveitamento do lixo, mostrando tabela sobre a decomposição do mesmo.

Material
Tempo de decomposição
Papel
De 03 a 06 meses
Pano
De 06 meses a 1 ano
Chiclete
5 anos
Filtro de cigarro
5 anos
Madeira Pintada
13 anos
Nylon
Mais de 30 anos
Lata de alumínio
De 80 a 100 anos
Metal
Mais de 100 anos
Plástico
Mais de 100 anos
Vidro
1 milhão de anos
Metal
indeterminado


Objetivos específicos

Trazer o lúdico para o ambiente escolar utilizando-se para isso materiais recicláveis trazidos pelos alunos para confecção de brinquedos.

Metodologia

Após aula expositiva utilizando tabela e as próprias informações pesquisadas e trazidas por alunos sobre o tema proposto, os alunos coletaram materiais a fim de produzirem brinquedos para exposição e utilização. Os alunos também farão trabalho de conscientização na comunidade.

Sugestões de vídeos:

Escolhemos alguns vídeos que sensibilizam, conscientizam e alertam sobre a importância da preservação do meio ambiente, já que nosso projeto visa o reaproveitamento de materiais recicláveis como forma de respeito ao meio ambiente.

Vídeos:
·       greenpeace breathe – faz um paralelo da respiração humana ao movimento das águas, nos fazendo refletir sobre quão essencial ambos são para a sobrevivência.
http://www.youtube.com/watch?v=DDCh7pb2Jj0
·       Preserve a natureza - Apresenta a mensagem: “Será que somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro?”, juntamente com imagens sugestivas. http://www.youtube.com/watch?v=qs3XUayue4w
·       Carta escrita no ano de 2070 – fala sobre as possíveis conseqüências que o homem enfrentará caso não aja com sustentabilidade.
http://www.youtube.com/watch?v=zHQM3Fn9suA

Desenvolvimento:

Após aula expositiva onde foi feito prévio levantamento de conhecimento, com a ajuda dos textos e dos vídeos, visando a conscientização, os alunos foram levados ao laboratório de informática para que pesquisassem brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, devendo ao final da pesquisa, escolher um brinquedo para confecção.

Avaliação/ Conclusão

Primordialmente, o objetivo era a conscientização da importância da coleta seletiva e de nosso papel na preservação do meio ambiente. Além disso, a possibilidade do reaproveitamento do “lixo”, o que evita que ele se acumule na natureza.
Os alunos então, em duplas, puseram em prática as ações desenvolvidas no decorrer do projeto: cada dupla fabricou o brinquedo escolhido anteriormente em pesquisa. Para finalizar, cada dupla apresentou seu brinquedo à classe, especificando os materiais utilizados para tal fabricação e a utilidade do brinquedo.



PROJETO RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR COMO EXEMPLO DE AMOR A NATUREZA.

Profº Responsável: Cláudio Garcia Marquezini


Público alvo: alunos do ensino médio (1ª ano - noturno)
Instituição: E.E. Profª Maria Rosa N. P. Homem
UF: SP
Tempo previsto: 8 aulas


APRESENTAÇÃO:

As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis

Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e conseqüentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.

INTRODUÇÃO:

Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muito depois da Revolução Industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mas por outro lado, o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.

Grande parte do que chamamos de lixo e que formará os chamados “lixões” é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis” (pg.59)

A indústria de reciclagem brasileira apesar de muito deficiente, emprega milhares de catadores de lixo. O investimento em reciclagem pode ser uma medida que dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram, diminui o desperdício, melhora a limpeza da cidade.



O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou na criação de novas formas de utilização. Como exemplo temos: confecção de blocos para rascunhos com papel escrito ou impresso em apenas um dos lados, a reutilização de envelopes, sacos e embalagens plásticas. A reutilização dos restos dos materiais e entulhos que são triturados e podem ser usados em construções simples.

Além de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante relevante que é reduzir significativamente a quantidade de lixo, e isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos em nosso cotidiano. Como afirmou Lavoisier (1743-1749): “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.



JUSTIFICATIVA:

Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.

Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e conceitos, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer a separação do lixo em nossa comunidade, haja vista que a mesma ainda não tem um projeto pronto voltado a esta área, mas é importante salientar também que já está sendo analisada a possibilidade da implantação da coleta seletiva em nossa cidade.

Diante deste contexto acreditamos que a escola possui um papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos. Como discorre os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001);:

O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.





OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar os alunos, para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania.

-Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem.

-Utilizar a leitura como meio de transformação.

- Apresentação da proposta de “Coleta seletiva de lixo escolar” no primeiro instante, em um segundo momento tentar estendê-la para a comunidade.

-Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

-Reconhecer a importância de materiais reutilizáveis.



METODOLOGIA:

Trabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude.

A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integramente o educando, tanto em seu lado racional como emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.

Iniciaremos este Projeto com uma dramatização sobre o tema “A Terra pede socorro”, trazendo uma reflexão sobre a sujeira do planeta e as formas de reciclar, reutilizar ou reduzir muitos materiais que são jogados fora de maneira indevida. Após, teremos debate sobre a apresentação, com questões envolvendo essa temática e apresentação de propostas e sugestões de como trabalhar com o lixo na escola. Abordaremos também a questão da coleta seletiva e da sua importância em uma comunidade, pois esse lixo coletado, separado e processado será usado como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

INTERDISCIPLINARIDADE

O projeto poderá ser trabalhado de forma Interdisciplinar com outras disciplinas além da de História:

HISTÓRIA

-Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o “Meio Ambiente”, fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.

-Reflexão sobre a história: “Vamos reconstruir o mundo”.

-Esse projeto será inserido dentro da proposta de se discutir atualidades e montar um mural da classe sobre os temas escolhidos pelos alunos. Essa proposta visa incentivar a leitura de periódicos (jornal/revista) e trabalhar a linguagem oral na explanação do tema, que neste momento será o lado social do lixo urbano.



PORTUGUÊS

-Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Lilás” (Djavan) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes). Poema ecológico: “Separe”.

-Leitura do poema “Paraíso”. Dividir a turma em quatro grupos para discutirem cada um desses itens: O que você faria se:

Se a rua fosse sua

Se a mata fosse sua

Se o rio fosse seu

Se o mundo fosse seu.

Depois cada um irá escrever sua opinião. Procurar em jornais, notícias em que apareçam problemas ambientais que o poema mostra e colar no mural ecológico.

-Leitura do texto: “Consumir com sabedoria privilegia a qualidade de vida”. Após a leitura, levaremos o aluno a refletir sobre o desperdício de comida, água, etc; deverá elaborar dicas para evitar o desperdício em sua casa e na escola.

-Leitura e discussão da letra da música “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó. Em seguida o aluno deverá elaborar um verso ou poema conscientizando a sociedade a cuidar do meio ambiente. Com a letra desta música trabalharemos substantivos, adjetivos e verbo.

- Selecionar palavras com o tema reciclagem, para que os alunos descubram antônimos, sinônimos, coletivos, etc.

- Elaboração de paródia, slogans e cartazes, para serem expostos nas dependências da escola.

-Estas atividades têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as “questões ambientais” e principalmente sobre o lixo e as formas de reciclagem, reutilização e redução.

CIÊNCIAS

O aluno deverá fazer uma listagem dos impactos ambientais causados pela poluição conforme a música: Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó.

- Leitura e discussão do texto: Cuidados com o lixo. Em seguida a turma será dividida em grupos para responder algumas questões sobre o texto.

- Elaboração de questionário sobre a coleta do lixo, para ser respondido pelos alunos e seus pais em casa. Depois debate na escola sobre os questionários.

-Palestras sobre doenças causadas pelo acumulo do lixo.

-Amostra de reciclagem de papel feita pelos alunos.

-Trabalhar o “Desenvolvimento Sustentável”, com enfoque no problema do acúmulo de “lixo” que o desenvolvimento humano provoca. Tratarão do problema de poluição e contaminação do meio ambiente causado pelo lixo e como estes problemas podem ser diminuídos com a conscientização da população e o uso de técnicas apropriadas de tratamento e coleta de lixo.

Serão enfocados a ciclagem dos nutrientes e o fluxo de energia que envolve não só a reciclagem do lixo, pela manutenção da matéria prima, como a relação dos nutrientes em todo ecossistema.

GEOGRAFIA

- Documentário “Estamira”, uma mulher que vivia no lixão. Em seguida uma produção de texto feita pelos alunos sobre o documentário.

- Distribuição de panfletos nas ruas próximas a escola visando conscientizar os moradores da necessidade de separar o lixo para a reutilização e reciclagem.

-Passeio ecológico com observação sobre a realidade ambiental.

-Abordará os problemas ambientais urbanos que envolvem discutir a questão da ocupação do solo nas cidades (enchentes), as migrações pendulares e os transportes coletivos, o destino do lixo, o saneamento básico e a relação de todos esses aspectos do meio ambiente urbano e a cidadania

-Irá enfocar dentro na Unidade Didática “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento” o tema relacionado ao meio ambiente através do relatório do PNUD (Relatório de desenvolvimento humano) de 1998.

ARTES

-Confeccionar com os alunos um “mural ecológico”.

- Oficina de reutilização onde os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.

-Irá propor uma série de oficinas para completar o ciclo dos resíduos sólidos na escola, com a reciclagem do material coletado.

MATEMÁTICA

- Pesquisa feita pelos alunos sobre os dados de desperdício em nosso país.

- Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.

CULMINÂNCIA

- Exposição dos trabalhos de reutilização, cartazes e gráficos, dramatização feita pelos alunos com a presença das famílias.

AVALIAÇÃO

Dar-se-á de forma processual visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.

Utilizaremos também alguns instrumentos de avaliação como questionários, redações, poesia, pesquisa, comentário de filme, produção de textos e confecção de cartazes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Meio Ambiente e Saúde. Temas transversais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3. ed. – Brasília: A secretaria, 2001.

GUIMARÂES, M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.

PRADO, M. Estamira. Rio de Janeiro, 2006.

DJAVAN. Lilás, 1984.

ARANTES, Guilherme. Planeta Água, 1981.

XORORÓ. Aldemir, Planeta Azul, 1992

PINTO, Gerusa R. LIMA, Regina Célia V. O dia-a-dia do professor. Ed. FAPI. 3ª ed. Vol. 6.

SITES SUGERIDOS

Acesso em 12/06/2010

Site que ensina como transformar o lixo em brinquedo

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo

Site sobre Reciclagem

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/

Sites sobre Lixo e Meio Ambiente

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1674820-lixo-meio-ambiente/

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://ninioliveira.googlepages.com/poluicao.gif/poluicao-full.jpg&imgrefurl=http://blogambiental.nomemix.com/2008/07/28/hello-world/&usg=__pZYpFNIBjk_hy0954ss-8gPsoNs=&h=275&w=360&sz=32&hl=pt-BR&start=6&itbs=1&tbnid=XcgLFJKZPpv73M:&tbnh=92&tbnw=121&prev=/images%3Fq%3Dcharges%2Blixo%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1

VÍDEOS SUGERIDOS

Acesso em 12/06/2010

Vídeos que retratam a questão da reciclagem

http://www.blinkx.com/watch-video/reciclagem-plastico/q0QdyuzWivwGqIxYPlq8cQ

http://osamigosdoambiente.blogspot.com/2008/04/vdeo-youtube-reciclagem.html

Documentário Estamira- mulher que vivia no lixão:

http://www.youtube.com/watch?v=v9ik-M5k0K4



PROJETO: Lixo no chão não é legal

Alunas: Márcia R. P. Petermann e Valéria Pommer
Professor: Gil



Duração: 02 semanas

Justificativa: a maioria da população ainda não se importa em jogar o seu lixo em locais impróprio para isso, poluindo e contribuindo para uma cidade suja.

Para a natureza não existe lixo, tudo é reaproveitado, dessa forma nada é jogado fora. É tarefa do educador fazer com que as crianças desde pequeninas mudem essa atitude em relação ao lixo.

Objetivo:

• Desenvolver a conscientização de que o lixo deve ser jogado na lixeira;

• Promover maior conhecimento do lixo, abordando a sua geração, destino, desperdício e reciclagem;

• Promover debates sobre as ações desenvolvidas na escola e na comunidade para a separação do lixo;

• Separar o lixo reciclável em embalagens próprias;

• Mostrar a importância e a necessidade de se realizar a coleta seletiva de lixo.


Desenvolvimento:

• Utilização de músicas, poesias e textos referentes ao tema;

• Rodas de conversa;

• Desenho livre;

• Confecção de um livro;

• Brincadeiras;

• Caça palavras;

• Confecção de um painel;

• Entre outras atividades propostas.

Culminância:

Criar uma Patrulha da Limpeza, que será responsável por fiscalizar a limpeza da escola.


  • Separação de lixo.

  • Preservação do meio ambiente – Musical.
Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=9fNJdEwQno0


http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk&NR=1&feature=fvwp


http://www.imotion.com.br/frases/?tag=reciclagem


A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM


APRESENTAÇÃO:

A reciclagem hoje faz parte do nosso meio social, que nos ensina a como cuidar do nosso planeta. Sabemos que a sociedade não adquiri esse hábito, haja de forma mais fácil, o comodismo faz parte da vida de cada um, mas devemos lembrar que nem todos que vive nesse mundo onde o cômodo, a facilidade, o ágil sabe que o planeta precisa de nós, ou melhor de todos nós.

A sociedade é dividida em grupos, onde o ser humano quem determina como se deve agir.

Na sociedade existe o bicho homem no qual precisa do lixo para a sua sobrevivência, não é valorizado pela sociedade que se dizem “humano”, mas simplesmente o criticam num país onde infelizmente existe a corrupção, que certos políticos querem ser almejados pelo seu poder.

O que podemos fazer para ajudar a Terra?

Através do trabalho da reciclagem existem vários produtos que aderem a sua decomposição de tempo.

Observe a tabela abaixo à decomposição do lixo:


Direcionamos também uma nova fonte de pesquisa no qual se utiliza, ou melhor, se reutiliza o lixo.

Alguns desse trabalho é forma de construirmos brinquedos no qual a criança, e até mesmos os adultos usam como decoração em seu local de vida, seja em casa ou no trabalho.

Veja alguns desse trabalho de reciclagem que podemos aprender e valorizar o lixo:


Esses são alguns dos trabalhos de reciclagem que podemos aproveitar e conduzir essa tarefa como um novo conceito de aprendizagem, novo conceito de viver e aproveitar da melhor maneira possível o meio ambiente, que simplesmente nos presenteia de bom grado a sua beleza.

Objetivos:

- Conscientizar as pessoas de como se pode cuidar do planeta utilizando o temos em casa;

- A diversificação e criatividade dos produtos das embalagens;

- Trabalhar com a criança em sala de aula a reciclagem, fazendo com que mesma se conscientize através no seu desenvolvimento um trabalho domicilar com os pais.

Sugestões de sites:

*http://ecoviagem.uol.com.br/fique-por-dentro/artigos/meio-ambiente/meio-ambiente-e-sociedade-as-relacoes-homem-natureza-1316.asp

*www.youtube reciclagem

Sugestões de vídeos:

*http://www.youtube.com/watch?v=N-ovXlzstOI

*http://www.mulhercriativa.com.br/category/reciclagem

Estratégias:

As estratégias quanto a esse trabalho de reciclagem utiliza-se de tempo e criatividade.

São formas de utilizar o próprio lixo para reutilizarmos, como por exemplo: garrafas pet, caixas de longa vida, utensílios de limpeza, papéis, etc, ou seja, tudo pode ser aproveitado para o bem estar no nosso planeta e também conservar sempre as águas, florestas, ou seja cuidar do meio ambiente para que no final não tenhamos vergonha de relacionar com o lixo.Porque infelizmente nos dias de hoje o homem bicho precisa do lixo para sobreviver, conservar o meio ambiente significa: dignificar o trabalho da sociedade relacionado em homem-natureza.


PROJETO:

MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA DO LIXO: RESPONSABILIDADE DE TODOS

Autoras:
MICHELLE ALVES DE MORAES TOZZATO
ROCILDA HAAS CAVALCANTE VIEIRA LIMA




APRESENTAÇÃO:

Somos responsáveis pelo acúmulo de lixo em nosso meio ambiente, pois essa cultura do desperdício infelizmente ainda é bastante presente em nosso em nossa sociedade.
Ao invés de fórmulas mágicas ou passar a responsabilidade para o governo, a solução para esta questão passa pelo cotidiano de cada um de nós. A educação tem papel fundamental nessa luta a favor do Meio Ambiente.

Objetivos:
  • conscientizar os alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo e focando a responsabilidade de cada um de nós na preservação do meio ambiente.
Estratégias:
  • utilização de fotos e textos informativos;
  • confecção de cartaz e brinquedos de sucatas;
  • uso da internet para pesquisa;
  • promover coleta seletiva dentro do ambiente escolar;
  • atividades relacionadas ao tema meio ambiente;
  • roda de conversa sobre o tema em estudo;
  • exposição de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos com a participação da comunidade.
SUGESTÕES DE SITES PESQUISADOS:

http://www.google.com/
O site permite encontrar várias imagens relacionadas ao meio ambiente.

http://www.smartkids.com.br/
O site sugere atividades de jogos, datas comemorativas e outros etc.

http://www.educaresonhar.blogspot.com/
O site sugere modelos de lembrancinhas diversas.

http://www.recicloteca.org.br/inicio.asp
O site fornece informações sobre a definição da palavra lixo e o que podemos fazer com ele.

AFINAL, O QUE É LIXO?

DEFINIÇÃO:

Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.

Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?

Ué, mas se serve pra outras pessoas então não é lixo!

É isso aí, tá na hora de revermos o significado dessa palavra!

Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?

Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados, passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!!

Por exemplo: aquela famosa poltrona feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa PET em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem .


QUE PROBLEMÃO, HEIN!

A situação econômica do Brasil melhorou de 10 anos para cá, resultando em aumento da demanda/procura tanto de bens de consumo (alimentos, bebidas, combustíveis etc) quanto de bens duráveis (eletrodomésticos, carros, móveis etc). A produção teve que acompanhar este crescimento e para isso foi preciso aumentar a extração de matéria-prima e o consumo de energia.

Mas o que o lixo tem a ver com isso?

Com a possibilidade de comprar mais, muitas vezes adquirimos produtos desnecessários ou nos desfazemos com mais facilidade do que já temos. Essa cultura do desperdício infelizmente ainda é bastante presente em nosso povo. Segundo o último censo do IBGE a quantidade diária de lixo urbano coletado no Brasil é de 228.413 toneladas, o que representa 1,25 Kg diários por cada um dos cerca de 182.420.808 habitantes.

Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo estar causando problemas. Mesmo quando o lixo é tratado adequadamente alguns problemas persistem, mas no Brasil 76% do lixo produzido são lançados a céu aberto (IBGE, 2000).

E AGORA? COMO RESOLVER?



Já vimos o que é o lixo e discutimos a sua redefinição. Também apontamos todos os problemas da produção e acúmulo de lixo. Resta saber o que pode ser feito para evitar os problemas ou, pelo menos, diminuí-los.

Ao invés de fórmulas complexas ou soluções mágicas ou ainda passar a responsabilidade para o governo, a solução para esta questão passa pelo cotidiano de cada um de nós.

Todos nós geramos lixo diretamente em nossas atividades diárias e indiretamente por conta de todas as nossas necessidades (alimentos, moradia, roupas, tratamento médico, lazer etc.), portanto somos todos responsáveis por este problemão.

A educação é a melhor e mais confiável saída para esta encrenca e, por incrível que pareça, há uma filosofia muito simples que é considerada a solução mais completa.






















DECOMPOSIÇÃO DE MATERIAIS







MATERIAL TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO

PAPEL DE 3 A 6 MESES

PANO DE 6 MESES A 1 ANO

CHICLETE 5 ANOS

FILTRO DE CIGARROS 5 ANOS

MADEIRA PINTADA 13 ANOS

NYLON MAIS DE 30 ANOS

LATA DE ALUMINIUM DE 80 A CEM ANOS

METAL MAIS DE CEM ANOS

PLÁSTICO MAIS DE CEM ANOS

VIDRO UM MILHÃO DE ANOS

BORRACHA INDETERMINADO



































































Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!

Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:



Água

• Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.

• Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.

• Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.



Energia

• Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.

• Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.

• Ar condicionado - utilize com moderação!

• Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.

• Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.